• Nossas Ações

     O CEREST dispõe de um Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIVAT) que registra os acidentes no Município. A principal função do SIVAT é a intervenção nos ambientes e processos de trabalho para prevenir novas ocorrências. Possui  vigilância em LER/DORT que vem sendo implantado desde 2004 através de convênio firmado com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, que possibilitou a disponibilização de serviços de profissionais especializados em ergonomia. O CEREST realiza ainda o acolhimento aos trabalhadores portadores de doenças profissionais encaminhados pelo SUS ou Sindicatos. O CEREST também realiza atividades educativas, atividades de pesquisa/intervenção, palestras e educação permanente em Saúde do Trabalhador para Unidades do SUS e sociedade em geral, em ações envolvendo os Sindicatos de trabalhadores, Empresas, Universidades e outros centros de capacitação.

Boletins

  • RELATORIO DE ATIVIDADES CEREST - COVID-19

     
  • PREENCHIMENTO DE ATESTADOS - ACIDENTE DE TRABALHO

    CIRCULAR SMS 138/2014 - CLIQUE AQUI

     
  • ORIENTAÇÕES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA COVID-19 RELACIONADA AO TRABALHO - MS

     
  • Esclarecimentos CEVISA- FASE AMARELA ÁREAS COMUNS EM CONDOMÍNIOS

     
  • RECOMENDACOES COVID-19 - SMS PIRACICABA

     
  • INFORMATIVO SOBRE PRINCIPIOS GERAIS DA GESTÃO DOS CASOS DE COVID-19 ENTRE TRABALHADORES

     
  • Esclarecimentos CEVISA- SOBRE ABERTURA DE ÁREAS COMUNS EM CONDOMÍNIOS

     
  • NOTA TECNICA DECRETO DE TEMPLOS E IGREJAS - COVID-19

     
  • NOTA TECNICA COVID-19 - CONDOMINIOS

     
  • COVID-19-Referencias de Normas e Orientações Técnicas-GVS XX Piracicaba

    CORONA VÍRUS

    Referencias de Normas e Orientações Técnicas

    GVS XX - Piracicaba

    Licença de Funcionamento e Protocolos

    ANVISA

            RDC 355/2020: dispõe sobre a suspensão dos prazos processuais afetos aos requerimentos de atos públicos de liberação de responsabilidade da Anvisa em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2.

    ESTADO de SP

            Portaria CVS-3, de 23-3-2020 - Posterga em caráter excepcional, no âmbito do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária – Sevisa, o prazo para renovação de licenciamento sanitário dos estabelecimentos de interesse da saúde e das fontes de radiação ionizante, e dá providências correlatas.

     

    Produtos para Saúde - Dispositivos médicos

            RDC 356/2020: dispõe, de forma extraordinária e temporária, sobre os requisitos para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2.

            RDC 349/2020: define critérios procedimentos extraordinários para regularização de equipamentos de proteção individual, de equipamentos médicos do tipo ventilador pulmonar e de outros dispositivos médicos identificados como estratégicos pela Anvisa.

            RDC 348/2020: normas extraordinárias para avaliação de pedidos de registro de medicamentos, produtos biológicos e produtos para diagnóstico in vitro para prevenção e tratamento do novo coronavírus (Covid-19).

            Resoluções RE 839/2020RE 840/2020 e  RE 841/2020: Três novos testes de Covid-19 ganham autorização.

            Resoluções RE 776/2020 e RE 777/2020: aprovaram os primeiros oito kits específicos para o diagnóstico de Covid-19.

    Medicamentos

    ANVISA

            RDC 357/2020: estende, temporariamente, as quantidades máximas de medicamentos sujeitos a controle especial permitidas em Notificações de Receita e Receitas de Controle Especial e permite, temporariamente, a entrega remota definida por programa público específico e a entrega em domicílio de medicamentos sujeitos a controle especial, em virtude da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) relacionada ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

            RDC 354/2020: altera a Resolução de Diretoria Colegiada - RDC 351/2020. 

            RDC 351/2020: enquadrou a hidroxicloroquina e a cloroquina como medicamentos de controle especial.

            RDC 348/2020: normas extraordinárias para avaliação de pedidos de registro de medicamentos, produtos biológicos e produtos para diagnóstico in vitro para prevenção e tratamento do novo coronavírus (Covid-19).

            RDC 346/2020: define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a certificação de boas práticas de fabricação para fins de registro e alterações pós-registro de insumo farmacêutico ativo, medicamento e produtos para saúde em virtude da emergência de saúde pública internacional do novo Coronavírus.

    Portos, aeroportos e fronteiras

    ANVISA

            RDC 358/2020: dispõe sobre os requisitos sanitários para a importação realizada por pessoa física pela modalidade de remessa postal, remessa expressa e bagagem acompanhada durante a pandemia do novo coronavírus. 

            Nota Técnica GIMTV/GGPAF/ANVISA 30/2020: avaliação do controle de temperatura como método de triagem de casos suspeitos da Covid-19 em pontos de entrada.  

    Saneantes

    ANVISA

            RDC 350/2020: define critérios e procedimentos para fabricação e venda de produtos para higienização sem autorização prévia do órgão.

            RDC 347/2020: permite que farmácias de manipulação fabriquem e vendam álcool gel de forma direta ao público.

    Estado de SP

            NOTA TECNICA: orientações quanto ao uso de saneantes e produtos de higiene com ação antisséptica (20/03/2020) – http://cvs.saude.sp.gov.br/up/Nota%20orienta%C3%A7%C3%A3o%20uso%20e%20saneantes.pdf

             https://www.camara.leg.br/noticias/646163-camara-aprova-tres-projetos-com-medidas-de-combate-ao-coronavirus

     

    Serviços de Saúde

    ANVISA

            Nota Técnica GRECS/GGTES/ANVISA 46/2020: orientações sobre as atividades de vacinação durante o período da campanha de vacinação contra a Influenza e a pandemia do novo coronavírus. 

            Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA 05/2020: orientações para a prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) em Instituições De Longa Permanência Para Idosos (ILPI). 

            Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA 04/2020: orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). 

            PORTARIA GM Nº 454, de 20 de MARÇO de 2020, orientação quanto à manutenção do atendimento da Assistência Odontológica devido ao alto risco tanto para a disseminação do Novo Coronavírus como para infectar os profissionais, e utilização de EPIs adequados, exclusivamente aos casos de urgência, e reagendamento em casos eletivos. http://www.normaslegais.com.br/legislacao/portaria-ms-454-2020.htm

     

    ESTADO de SP

            Nota informativa para as Instituições Geriátricas: Casas de Repouso- CR; Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e demais serviços com atendimento a idosos, como Centro Dia para Idosos e Comunidades Terapêuticas (CT) - medidas orientativas com o objetivo de minimizar possíveis agravos à saúde dos idosos.

            Nota informativa aos Estabelecimentos de Assistência Odontológica – EAS -  orientações mínimas aos profissionais da Assistência Odontológica.

            Resolução SS-29, de 19-3-2020 - Estabelece a obrigatoriedade, a todos os hospitais do Estado de São Paulo, de remessa diária dos dados, que especifica referentes Covid-19 (Novo Corona Vírus), e dá providências correlatas.

            Resolução SS-31, 20-03-2020 – Estabelece a obrigatoriedade a todos os hospitais públicos e privados do Estado de São Paulo, de remessa de dados diária dos dados, referente ao COVID-19 (Novo Corona Vírus), e dá outras providências.

     

    SVO/IML

            Secretaria de segurança Pública - Resolução SSP-26, de 20-3-2020 - Dispõe sobre a suspensão de instrução dos Conselhos de Justificação no âmbito da Secretaria da Segurança Pública.

            Resolução SS-32, 20-03-2020 – Dispõe sobre as diretrizes para manejo e seguimento dos casos de óbito no contexto da pandemia COVID-19 no Estado de São Paulo.

     

    Meio Ambiente - Água

    ESTADO de SP

            COMUNICADO CVS-SAMA n° 6, de 23/03/2020 -  estabelece referências para prevenir riscos à saúde da população e orientar as instâncias regionais e municipais do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVISA)

            COMUNICADO CVS-SAMA n° 7, de 25/03/2020  - estabelecer referências para prevenir riscos à saúde da população e orientar quanto à prevenção do coronavírus em sistemas de limpeza urbana e de resíduos de serviços de saúde

    Vigilância em Estados e Distrito Federal

    ANVISA

            RDC 353/2020: delega ao Órgão de Vigilância Sanitária ou equivalente nos Estados e no Distrito Federal a competência para elaborar a recomendação técnica e fundamentada relativamente ao estabelecimento de restrições excepcionais e temporárias por rodovias de locomoção interestadual e intermunicipal. 

    Gerais

    ANVISA

            Edital de chamamento nº 05/2020: convoca as empresas para identificar possíveis ameaças de desabastecimento e redução da oferta de produtos.

            Edital de chamamento nº 03/2020: convoca as empresas a fornecerem à Agência informações sobre produtos sujeitos à vigilância sanitária que podem ser utilizados como insumos essenciais para o enfrentamento da doença Covid-19, causada pelo coronavírus Sars-CoV2.

            Portaria 295/2020: suspende reuniões, viagens e determina outras medidas de prevenção no âmbito da Anvisa.

            Portaria 74/2020: cria o Grupo de Emergência em Saúde Pública para monitorar e conduzir as ações relacionados ao Coronavírus.

     

     

     

    Outras medidas adotadas

    ANVISA

            Máscaras N95 ou equivalentes: uso racional e doação

            Pesquisa clínica e bioequivalência: confira orientações

            Priorização de análise de pedidos de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE)  

            Orientações sobre fabricação de álcool 70% com a finalidade de doação 

            Orientações sobre manipulação de alimentos 

            Esclarecimentos sobre o uso de mascara  

            Orientações sobre uso de narguilé ou de qualquer outro produto fumígeno, como cigarros, charutos, cachimbos e cigarrilhas 

            Orientações sobre uso adequado de saneantes  

            Priorização de análise de géis antissépticos e desinfetantes 

            Priorização de análise de produtos para diagnóstico 

            Orientações sobre triagem de doadores de células e tecidos (Nota técnica 05/2020) 

            Autorização para comercialização do álcool líquido 70% em embalagens de até 1 litro

            Orientações para a prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs)

            Orientações aos profissionais de saúde sobre uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), descarte do lixo e orientações para serviços odontológicos e diálise, além de cuidados no manejo de cadáveres

     

    Esse arquivo também em word - clique aqui