Assistência Imprimir Email

O CEREST é serviço de referência para: atenção à saúde do trabalhador, nexo causal entre as condições de trabalho e a doença, orientação e abertura de CAT -Comunicação de Acidentes do Trabalho e Reabilitação Profissional. Para isso realiza Acolhimento aos trabalhadores portadores de doenças profissionais encaminhados pelo SUS ou Sindicatos; Assistência Médica, e Liang Gong; encaminhamentos para serviços de fisioterapia, dentre outros.
Dentre os programas assistenciais insere-se o projeto de pesquisa para a construção de um protocolo de atenção em reabilitação profissional para pacientes de LER/DORT. Trata-se de um programa terapêutico, desenvolvido por equipe multiprofissional, constituído de três etapas – Grupo de Apoio, Grupo de Psicoterapia e Grupo de Cinesioterapia, articulado às ações de intervenção para melhoria das condições de trabalho em empresas priorizadas por critério epidemiológico. O modelo de atenção tem por objetivo melhorar a capacidade laborativa de pacientes adoecidos por LER/DORT, auxiliando na negociação de retorno ao trabalho, em parceria com as instituições que tem interface com a saúde do trabalhador – INSS e Ministério do Trabalho e Emprego.
O programa de Reabilitação Profissional tem como pressuposto que os trabalhadores adoecidos por LER/DORT não devem retornar às mesmas condições que geraram o adoecimento, o que desencadeia ações de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), coordenadas pela terapeuta ocupacional da equipe, para identificação de postos compatíveis com a funcionalidade atual dos trabalhadores reabilitados.



Escrito por Administrator   
Sexta, 14 Agosto 2009 13:00