Cerest terá Conselho Técnico-científico Imprimir Email

Cerest terá Conselho Técnico-científico

http://www.piracicaba.sp.gov.br/goto/store/temas/imagenet/images/printicon.gifO Conselho será composto por 5 pesquisadores em saúde do trabalhador

João J. de Souza- 21.054
06 de Junho de 2011

A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei enviado pelo Executivo que institui no município, o Conselho Técnico-científico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as atribuições do Conselho está intermediar e facilitar as relações entre o Cerest, universidades e instituições de ensino e pesquisa; assessorar na criação e implementação de programas de pesquisa em saúde do trabalhador a serem conduzidas em parceria com o Cerest; dar suporte técnico-científico em ações e programas.

Segundo a coordenadora do Cerest, Clarice Bragantini, o Conselho Técnico-científico será composto por 5 pesquisadores em saúde do trabalhador, que sejam membros de Universidades ou Centros de Pesquisa de renomada experiência e atuação na área respectiva. O mandato é de 4 anos, sendo permitida a recondução de seus membros.

O município conta com o serviço especializado em saúde do trabalhador desde 1991. Em 2003 o foi credenciado como Regional de Saúde do Trabalhador, integrando a rede nacional de atenção integral em saúde do trabalhador. Entre suas tarefas estão tornar saudável a relação do ser humano com o trabalho e o ambiente, promover cidadania e reduzir os índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Oferece ainda suporte técnico especializado aos casos suspeitos de doenças relacionadas ao trabalho e às ações de vigilância em ambientes de trabalho.

Entre os projetos desenvolvidos pelo Cerest, Clarice destaca a melhoria das condições de trabalho de motociclistas profissionais de piracicaba para a prevenção de acidentes de trânsito, reabilitação profissional e acidentes de trabalho.

Terça, 07 Junho 2011 13:31