38 FORUM AT - PIRACICABA - TRANSFORMAÇÃO NO TRABALHO Imprimir Email

38º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho discute a análise e intervenção Ergonômica e Laboratório de Mudanças: teorias e metodologias de intervenção para transformação das situações de trabalho".


Data: 6 de novembro, quarta-feira, das 08h30 às 17h
Local: Centro de Convenções do Hotel Beira Rio, Rua Vergueiro 78, Centro, Piracicaba, SP. 
(Despesas de estadia correm por conta dos participantes):
A vigilância e a prevenção de acidentes e agravos relacionados ao trabalho requisitam, além de uma boa análise da situação de trabalho que propicia essas ocorrências, intervenção e mudança propriamente ditas, para evitar novos eventos. Estes processos estão estritamente interligados. Uma análise pobre, parcial ou enviesada da situação implicará em recomendações e mudanças superficiais que não vão incidir sobre os determinantes causais situados nas origens dos eventos adversos. 

Vários estudos tem mostrado esta grave limitação na ação, tanto de agentes públicos como de consultorias privadas, que não conseguem atingir os determinantes ou desenvolver e transformar o trabalho das organizações para um sistema mais seguro e saudável. Mesmo quando o diagnóstico é bem feito, como ultrapassá-lo? Como comprometer e implicar os atores da empresa para mudanças duradouras? 

Neste evento, que contará com convidados internacionais, vamos priorizar a apresentação e discussão de duas metodologias de intervenção de abordagem sócio técnica sistêmica: a Análise Ergonômica do Trabalho (ergonomia da atividade de orientação franco-belga) e o Laboratório de Mudanças desenvolvido na Finlândia, com origem na teoria da atividade. Serão apresentados aspectos teóricos, metodologias e casos de intervenção possibilitando uma visão comparativa e desafios de sua implantação no contexto nacional. 

O evento está conectado à 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de Piracicaba. 
Participem, divulguem! 
.
Veja a programação no link abaixo:

http://www.fsp.usp.br/site/eventos/mostrar/3632

INSCRIÇÕES APENAS PARA O FÓRUM: http://www.fsp.usp.br/crintform/phpmyadmin/eventos/form/form1.php?vIdEv=178

 



Quarta, 30 Outubro 2013 10:17